quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Brasília acata proposta do Paraná e anuncia licitação da nova ferrovia.





O governo federal acatou o traçado proposto pelo Paraná e anunciou a licitação da nova ferrovia entre Paranaguá e Cascavel para o segundo semestre de 2013.

O prazo foi anunciado nesta segunda-feira (5), em Curitiba, pelo presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, durante reunião do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná.

O traçado definido foi apresentado pelo ex-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, em 2009. No início do ano, o governo federal surpreendeu os paranaenses com um projeto ligando Cascavel/Mafra/São Francisco do Sul/Paranaguá.

“Com uma linha mais moderna e menos sinuosa, será possível ampliar em oito vezes a capacidade de transporte ferroviário até o Porto, hoje estimada anualmente em 10 milhões de toneladas”, afirma o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Segundo ele, a nova ferrovia é resultado de estudos feitos pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná e outras 15 entidades que compõem o Fórum Paraná 10.

De acordo com Bernardo Figueiredo, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) será feito pela Valec – empresa pública responsável pela construção e exploração de infraestrutura ferroviária no País. A estatal fará tanto o estudo para a construção da nova linha entre o Oeste paranaense e o porto como o da implantação do trecho da ferrovia Norte-Sul que passará pelo Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário