segunda-feira, 30 de maio de 2011

CISLIPA - Consórcio Intermunicipal de Saúde começa a sair do papel.

Os sete prefeitos do Litoral que formam a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná- Amlipa, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 26, para tratar detalhes das conferências municipais de cultura e turismo; para ouvir as propostas dos representantes da Defesa Civil no Litoral e para definir os nomes e composição dos conselhos do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cislipa).


As cidades litorâneas realizarão no período de 1 a 3 de julho conferências municipais de Cultura e Turismo com a presença de representantes dos ministérios das duas áreas.

"Estas conferências vão reforçar as propostas nas duas áreas para todos municípios, fortalecendo a cidade de Paranaguá, assim como a região, como indutor de turismo no Brasil", destacou o presidente da Amlipa e prefeito de Paranaguá, José Baka Filho.


Após definição das datas, o Capitão Ávila, da Defesa Civil, junto com o Capitão Fabrício Frazotto apresentaram algumas propostas aos prefeitos.
De acordo com os representantes da Defesa Civil, as chuvas de 11 de março deram muitas lições. Entre elas, a necessidade de ter pessoas com dedicação exclusiva às questões de defesa civil.

"Acreditamos que possam ser criadas secretarias municipais de defesa civil em cada município, ou uma estrutura mínima para trabalhar nesta área", defendeu o Capitão Ávila que, na ocasião representava o Tenente Coronel Edmilson de Barros.

Cislipa
Um dos assuntos da reunião era discussão de propostas à legalização do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cislipa) com representantes da secretaria de Estado da Saúde. Além do conselho dos secretários, o conselho fiscal está sendo formado com sete nomes, sendo dois destes do governo estadual.    


O presidente do Cislipa, prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes, lembrou que o Estado ofereceu dependências no hospital para que possa ser usado pelo Consórcio.

Os prefeitos já aceitaram a oferta, porém, como a reforma do espaço deve levar um certo tempo, os trabalhos do Cislipa poderão começar nas dependências do Centro Municipal de Especialidades (CME), em Paranaguá, disponibilizado pelo prefeito de Paranaguá, José Baka Filho.


O prefeito Baka também disponibilizou uma ala inteira no Hospital do Povo João Paulo II, na Vila Divinéia, para especialidades médicas que o Consórcio tenha necessidade.

Fotos: Luciane Chiarelli

Jornalista: Luciane Chiarelli




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário